quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Por que a ida demora mais que a volta?

Todos já tivemos esta sensação de que a ida para um determinado lugar é sempre mais demorada que a volta, mesmo quando fazemos a mesma trajetória na ida e na volta. Isso ocorre porque a parte de nosso cérebro que atua como cronômetro não funciona com perfeita regularidade e muitas vezes se engana em relação ao tempo. As redes neurais responsáveis pelo controle da percepção do tempo estão localizadas na mesma área do cérebro responsável pela concentração.
Isso significa que, se a maior parte dessa área estiver sendo utilizada para para se concentrar no caminho, prestando atenção aos detalhes como placas de sinalização, paisagem e etc, não conseguimos nos concentrar no controle do tempo. Durante a trajetória da ida é comum nos "distrairmos" com as descobertas de novos lugares, o que influencia na percepção da distância e assim pensamos que demoramos mais para chegar.
Durante a volta, o caminho já é conhecido, a concentração se dispersa e a percepção de tempo é alterada para menos, dando a impressão de que o trajeto da volta passou mais depressa.

Legal né!?



Nenhum comentário: